Blog
Tudo o que você precisa conhecer sobre a AMA!
Recebemos neste mês de março a honrosa visita, em nossa sede, de representantes do Programa de Voluntariado Avesol/PUC: Bruno de Oliveira Fraga, formando dos Irmãos Maristas, e Gilmar Loeblein Pauli, coordenador do voluntariado/Avesol. Esta visita firma importante parceria, em prol da AMA, no sentido de ampliação e qualificação de nosso programa de arregimentação de novos voluntários, em nosso projeto de ampliação de horários de atendimentos para 24h, nos 7 dias da semana.
Dia da mulher é o dia de reflexão do papel da mulher no decorrer dos séculos: da extrema e humilhante desvalorização em um mundo sexista e machista, à luta pelo direito à igualdade. Libertar-se de estereótipos é saber que, parodiando às avessas Baby e Pepeu, ser uma mulher masculina não fere o nosso lado feminino. Um abraço a todas nós, ternas guerreiras em busca de nós mesmas.
A empatia faz bem.
Novas oportunidades para: -Mudar -Acertar -Errar -Amar -Se arrepender -Aprender E acima de tudo, aproveitar a vida. Novas 365 oportunidades para VIVER! #AMA #amigosanonimos #diasdeluta #diasdegloria #evoluir #progredir #nuncadiganunca #focoforçaefe #foco #forca #fe #365dias #anonovo #vidanova #oportunidades Ver menos
A beleza vai muito além da aparência física! Valorize cada detalhe único em você e aceite o seu corpo como ele é. Não esqueça que seu corpo é único! Lembre-se que a única opinião que prevalece é a sua. Nós estamos aqui sempre! Venha conversar conosco ❤
A profª Zélia Lacassagne (1920-2015) é uma pessoa especial para trabalhadores voluntários e milhões de pessoas que há meio século são beneficiadas pelos serviços gratuitos de apoio emocional e prevenção do suicídio fundados por ela em Porto Alegre. Com coragem e idealismo, Zélia coordenou a primeira filial do CVV e presidiu a AMA Amigos Anônimos. Fundou, também, a A. E. Casa Francisca Júlia.
A gravidez é um momento de amor, por estar crescendo um outro ser dentro de você. Mas se vier em um momento em que você não está se sentindo preparada para assumir a responsabilidade de ser mãe, isso poderá lhe causar muito sofrimento íntimo. Se você puder, procurar apoio na família é essencial. E sempre poderá contar com os Amigos Anônimos, que escutam com mais absoluto sigilo e compreensão empática e poderão te ajudar emocionalmente, se necessitar de apoio.
Nosso sincero respeito a todos aqueles que, diariamente, enfrentam injustiça pela etnia, gênero e orientação sexual. Sabemos que a caminhada é longa, mas ela compensa! De pouco a pouco vamos conquistando nossos direitos e mostrando para o mundo o que realmente importa: nossas atitudes, que transformam vidas!
Deixe o amor viver, deixe o amor fluir! Um dos sentimentos mais puros e genuínos, aquele que conquista e não tem barreiras, é o amor. Por isso, inspire-se de amor, por você, pelo outro, pela vida! Ame-se, valorize-se, não deixe que comentários inoportunos te afetem. Faça você a sua prioridade. E não esqueça, você é a sua própria luz. Nós estamos aqui sempre
Muitas vezes o Dia dos Namorados pode nos trazer alguma tristeza: não estamos ao lado de quem amamos, ou a pessoa que desejamos para nós ainda não surgiu em nossa vida. Datas assim mexem com o emocional de quem ainda não realizou seus desejos afetivos... É só uma data, repetida a cada ano, então sabemos que há amor bastante em nós para mantermos a certeza de que haverá outros dias mais felizes do que este. .
Pessoa que "usa máscara", nos dias de hoje, não caracteriza mais pessoas pouco sinceras, mas quem se preocupa com o próprio bem estar e a segurança de todos. E nesta época de abraços impossíveis e sorrisos escondidos, os olhos expressam os nossos sentimentos de afeto e cordialidade.
Uma das maneiras de nos auxiliar a pensar positivamente seria a de anotar em um bloquinho, ao final do dia, momentos que nos trouxeram alegria, alívio, solução de um problema. Rememorar algo muitas vezes insignificante no decorrer de um dia atribulado, mas que nos deu uma sensação de bem-estar: o sorriso de uma criança, a compreensão de alguém, mesmo um copo de água fresquinha que nos matou a sede. Qualquer lembrança agradável serve. Registrar isso no papel e agradecer por este momento bom nos condiciona a observar e valorizar pequenas e gratas emoções.
Tomar um novo rumo não significa desistir, mas insistir na vida e na possibilidade de ser feliz, porque ela existe e você tem que buscá-la todos os dias, mesmo que seja necessário rever rotas e traçar novos objetivos que sinalizam para outras direções.
Grande parte de nós está sofrendo drástica mudança em sua rotina de vida: comércio fechado, academias, shoppings. A luta pela sobrevivência tornou-se mais difícil para os mais pobres. O simples caminhar pelas ruas e praças em dias ensolarados não é mais aconselhável. Enfim, uma mudança brusca, um isolamento social que nos fez ficar mais silenciosos, mais reflexivos. Conversar com alguém sobre nossos sentimentos e preocupações nos ajuda a superar a crise.
Toda a ilusão de que o mundo é controlado pelos humanos se desfez em tempo recorde. E aí vem o vírus e nos mostra que não estamos sozinhos neste planeta e não temos o controle que pensávamos ter. Paramos e vemos que não é futuro que está em jogo, mas sim o presente. Confinados em nossas casas passamos a pensar nos outros, incluindo pessoas de outros continentes. Assim a humanidade toda está lutando contra um inimigo, o Covid-19, independente de orientação sexual, etnia, credo, ser pobre ou rico.
Somos seres sociais e esta crise nos forçou ao isolamento em nossas casas, medida necessária de prevenção à pandemia que assola o Planeta. Mas sentimos vontade de sair às ruas, conversar com as pessoas, romper com o medo, confessar os temores e a decisão de superá-los. Não podemos. Então o jeito é nos ver de frente e com os olhos bem abertos nos perguntar: "Quem sou? Temo a mim mesmo? E talvez concluirmos que o isolamento forçado tem esse aspecto positivo: nos fez botar o pé no freio. Antes acordávamos correndo, seguíamos velozes e furiosos. Atropelando tudo e a todos. Está sendo um basta. Um momento de reflexão...
Na crise que estamos passando com o Coronavírus, não é recomendado a saída de casa. Porém, você não está SOZINHO! A AMA continuará os seus atendimentos de apoio emocional e prevenção do suicídio através de ligações e mensagens. Você pode conversar conosco das 13h às 22h
Por que alguém faz cortes em si mesmo, utilizando uma lâmina para ferir a própria pele de maneira proposital? Este gesto poderá representar, inicialmente, a busca de adrenalina através da experiência que envolve dor e risco... Mas cada pessoa tem seu motivo: deseja chamar a atenção dos familiares para suas dificuldades, a dor física muitas vezes a faz esquecer a angústia, a dor moral que parece insuportável... O certo é que pessoas que assim agem precisam de apoio e ajuda, pois ninguém que está de bem com a vida, emocionalmente saudável e motivado, causará em si mesmo cortes e cicatrizes. Esse comportamento é mais frequentes entre adolescentes de ambos os sexos e estes jovens necessitam serem ouvidos, compreendidos e não julgados.
Uma das maneiras de nos auxiliar a pensar positivamente seria a de anotar em um bloquinho, ao final do dia, momentos que nos trouxeram alegria, alívio, solução de um problema. Rememorar algo muitas vezes insignificante no decorrer de um dia atribulado, mas que nos deu uma sensação de bem estar: o sorriso de uma criança, a compreensão de alguém, mesmo um copo de água fresquinha que nos matou a sede. Qualquer lembrança agradável serve. Registrar isso no papel e agradecer por este momento bom nos condiciona a observar e valorizar pequenas e gratas emoções.
Para essa semana que tal tentar mudar algo que está te incomodando? 01) Se você estiver triste, fale sobre os teus sentimentos com alguém que confie. 02) Se você estiver estressado, arrume um tempo para passear ao lar livre. 03) Abrace alguém importante para você. 04) Releve os aborrecimentos o máximo que conseguir.
Um ano novinho em folha sempre nos traz a esperança de um recomeço, uma volta por cima das coisas que não deram certo no ano anterior... E também o fortalecimento de relações, vínculos...
Os Amigos Anônimos desejam que você sinta muito amor e alegria neste final de ano. M as estão disponíveis para conversar com todos aqueles que não tiverem muitos motivos para festejar com os amigos e familiares. Mesmo nos dias de Natal e Ano Novo, os plantões da AMA funcionam normalmente, pois a solidariedade continua sendo sempre o melhor da festa.
Seguindo as referências originais da tatuadora Thereza Nardelli (autora da arte viral com a frase “ninguém solta a mão de ninguém”), em épocas de repressão, preconceito e principalmente de medo, essa era a frase dita, entre um grupo para que não se sentissem sozinhos e soubessem que estavam ali uns para os outros.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo é característico pela presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. São pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira.
Há momentos em nossas vidas que a gente desanima, parece que o mundo vira selva e as pessoas estranhas... . E a gente entristece. A solidão nos abraça e nos sufoca ao mesmo tempo. Quando isso acontece, conversar com alguém capaz de nos ouvir e compreender nos ajuda a ter coragem de tentar sair desses sentimentos sombrios, buscar novos encontros, novos caminhos. Os Amigos Anônimos desejam poder ajudar você a se sentir melhor. Entre em contatos conosco.
Solidão emocional é aquele pedacinho vazio que fica em nosso cérebro e faz com que a gente se sinta vazio e sem valor. A maioria das pessoas com solidão emocional se sente desacompanhada, sumida, esquecida, isolada, não reconhecida, diferente, sem amor ou inexistente. Se você está se sentindo assim, converse conosco, desabafe. Aguardamos o seu contato:
Você conhece a nossa causa? A AMA Amigos Anônimos atua há mais de 48 anos na prevenção do suicídio e apoio emocional de forma gratuita e sigilosa. Ao se sentirem ouvidas, respeitadas em seus sentimentos, compreendidas, as pessoas se sentem estimuladas a procurarem saídas para seus problemas.
Bullying é uma coisa séria e, infelizmente, mais comum do que imaginamos, portanto todos dever estar preparados para ele
Ontem, Dia do Amigo, faleceu o Presidente de Honra da AMA Amigos Anônimos, Carlos Castilhos, voluntário 161.
Há momentos em nossas vidas que calar significa sufocar. Precisamos desabafar com alguém sentimentos, emoções, pensamentos... Alguém capaz de nos ouvir sem julgamento ou críticas, mas com a compreensão e empatia de um verdadeiro amigo.
Solidariedade: Substantivo feminino que indica a qualidade de solidário e um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros. A palavra solidariedade tem origem no francês "solidarité", que também pode remeter a uma responsabilidade recíproca. Em muitos casos, a solidariedade não significa apenas reconhecer a situação delicada de uma pessoa ou grupo social, mas também consiste no ato de ajudar essas pessoas desamparadas. Seja solidário, pratique o bem, traga felicidade a alguém!
Ter pessoas para conversar e desabafar é algo muito positivo e que pode te ajudar a atravessar momentos desafiadores com mais força, coragem e confiança. A AMA Amigos Anônimos está aqui para isso. Entre em contato através dos números (51) 3211 2888 e (51) 99717 2525... O serviço é ofertado de forma gratuita, em todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados, das 13h às 22h.
Deseja CPF na Nota? Ao dizer "sim" para esta pergunta, você estará concorrendo a prêmios mensais e auxiliará, sem tirar um tostão do bolso, cinco entidades filantrópicas, incluindo a AMA - Amigos Anônimos, escolas, ONGs de animais, hospitais... Uma única vez você precisa fazer um registro do CPF no site "Nota Fiscal Gaúcha" e registrar "AMA Amigos Anônimos", de Porto Alegre, no item "Assistência Social".
Muitas vezes nos sentimos sós, incompreendidos e, por vezes, julgados. Parece que as pessoas que confiávamos nos viraram as costas, não conseguem entender os nossos sentimentos, nos aceitar como gostaríamos. Em momentos assim, o calor humano que tanto necessitamos poderá vir de um desconhecido, alguém que antes não conhecíamos, mas capaz de nos entender e aceitar prontamente. Os Amigos Anônimos se propõem a serem estes amigos calorosos e verdadeiros.
A ideia de que renascemos sempre que passamos por um período de mudança, transformações, como uma fênix ressurgida das cinzas, pode ser poética, mas sabemos ser um período de dificuldades emocionais...
Quando você sentir solidão e desejar conversar com um amigo, fale conosco!
AMA está entrevistando e selecionando pessoas que desejam trabalhar como voluntárias. Se você mora em Porto Alegre ou arredores e estiver interessado(a) em doar três horas semanais de sua vida para ouvir e amenizar o sofrimento alheio, converse conosco pelo whast (ou zap): 51 99717 2525.
Muitas vezes sentimos falta de sermos felizes, então procuramos a felicidade em pessoas, lugares e coisas e não a encontramos. Sofremos a decepção da procura que nos pareceu inútil, padecemos o suposto fracasso. Esquecemos que era feliz o sonho que nos motivou a busca. Ele era colorido por um sentimento de esperança...
Invista na programação cultural da sua cidade
Nos momentos de crise, precisamos de apoio.
A linguagem é uma benção: podemos nos comunicar, interagir, aprender e ensinar buscando nas pessoas riquezas que também nos enriqueçam. Mas hoje carregamos no bolso uma biblioteca, um cinema, um correio e muito mais. Então tudo o que a nossa curiosidade busca é encontrado com alguns clics. A busca agora é perda de tempo. As pessoas são desinteressantes. O tempo para cada coisa perdeu suas regras. Nunca fomos tão bem informados como nestes tempos, contudo, nunca estivemos tão isolados.
O que fazer?
Conhecer para prevenir
O poder da empatia nas relações humanas
Anúncio da Agência Bridge para a AMA
A árvore da Vida
Muita harmonia consigo e com os outros
Abra o seu coração para um amigo.
Fala calmo, acolhe os que te buscam Que tua bondade seja o lenitivo Nas tormentosas noites escuras dos que choram Sê as estrelas que iluminam suas vidas. Sê o sol que aquece os caminhos Daqueles que jamais tiveram quem os ouça, Varre o frio d...
Bridge Agência Digital Página curtida · 2 h via Instagram · Editado · “Amigos são aqueles que ajudam a nos colocar de pé quando nossas asas esquecem como de voar”. A Bridge tem...
Será verdade que somente os poetas e as crianças são capazes de mostrar uma compreensão profunda dos sentimentos? Na realidade, caros amigos, não é fácil chegarmos a essa compreensão. Para conseguirmos um resultado satisfatório neste ...
Quando nos propomos a auxiliar alguém, aliviar as suas dores através de uma escuta carinhosa e compreensiva, de certa forma estamos nos exercitando para ouvir a nós mesmos. Ao sermos capazes de sentir compaixão pela dor alheia, este sentimento...
Em menor ou maior escala, muitos seres humanos voltados para o propósito da melhoria íntima, sofrem os revezes da autoaceitação. Ter coragem de olhar para dentro de si mesmo, sem a paixão narcisista, que é cega, ilusória, e provoca a morte do verdadei...
Você acha muito difícil lidar com os problemas que o cercam? Desemprego. Desamparo. Vício. Doença. Superar o desânimo é um desafio diário. Precisamos falar de problemas e dificuldades que estamos vivenciando e quando encontramos alguém disposto a...
A pessoa que se deixa levar pela tristeza, seja qual for a sua origem, perde a alegria de viver. O desânimo físico e mental toma conta do seu ser. Nos momentos de tristeza, devemos pedir ajuda. Expressar, sem medo, o que se está sentindo a um amigo e ser escutado com ...
A VIda é feita de infinitas tentativas. O que fazer quando as tentativas não dão certo? Como viver com as dores e as desilusões? Não desanime, não estamos sozinhos quando nos colocamos a caminho de novas alternativas. Como é importante ter com quem di...
No ano em que completa 47 anos de atividades ininterruptas junto à população, oferecendo apoio emocional de forma inteiramente sigilosa e gratuita, a AMA Amigos Anônimos dá continuidade ao novo site e a este blog, possibilitando uma maior divu...
Com o auxílio da Agência Bridge, a AMA deu um importante passo, ampliando sua linha de atendimentos às redes sociais. Um anúncio produzido pela agência e vinculado ao Facebook e instagran proporcionou aos voluntários da AMA uma nova e bem-sucedida experiê...
Há umas três semanas, morreu o engenheiro Jacques Conchon, em São Paulo. O Brasil deve muito a esse homem, modesto, decidido, inteligente e generoso, que ajudou muita gente, em 1962, ao fundar na Pauliceia o Centro de Valorização da Vida(CVV).
A Abordagem Centrada na Pessoa, criada pelo psicólogo estadunidense Carl Rogers (1902-1987), embasa há mais de 4 décadas o trabalho de apoio emocional e prevenção do suicídio desenvolvido pelos voluntários da AMA Amigos Anônimos...
Dia 11 de Março de 2018, a AMA Amigos Anônimos estará no Brique da Redenção realizando planfletagem, divulgando o seu trabalho. A AMA Amigos Anônimos terá uma banca localizada na av. José Bonifácio, lado aposto da Escola Militar, e esta...
Tornar uma pessoa mais consciente de si mesma, de suas infinitas possibilidades de crescimento, é o objetivo da AMA Amigos Anônimos. Não há nada que as separe umas das outras, no sentido profundo, além de suas próprias histórias e vivê...
Queiramos ou não, somos influenciados e influenciamos uns aos outros, conectados que estamos ao Todo através de pensamentos e sentimentos. É a Teia da Vida de Fritjot Capra, o Inconsciente Coletivo de Carl Jung, a Teoria da Conectividade da Física Quântica....
O lema da Organização Mundial da Saúde, para as comemorações de 7 de abril, é "Saúde é para todos". Para nós, dos Amigos Anônimos, preservar a saúde é valorizar os afetos, a vida...